O nome wireless vem do inglês, significando "sem fio" (wire=fio, less=menos), sendo comumente utilizado no meio da informática para designar as tecnologias que permitem comunicação sem conexão física direta entre os equipamentos.

O sistema de acesso Wireless (via rádio) é a maneira mais eficiente de acesso à Internet por banda larga. Podendo ser obtidas as velocidades de até 108 Mbps.

O conceito de funcionamento do sistema wireless é muito simples. Podemos compará-lo ao do celular da seguinte maneira: existe uma antena num ponto estratégico que está conectada por meio de equipamentos específicos a um provedor, que se conecta diretamente a um ou mais backbones. A antena emite um sinal de radio freqüência (GHz) de acordo com a regulamentação da ANATEL, utilizando o sistema chamado Direct Sequence Spread Spectrum (DSSS). Este sinal é captado por uma antena instalada na casa ou empresa do usuário e é levada até outro equipamento que faz a conversão do sinal e o "entrega" à rede do cliente. A partir desse ponto, você estará conectado à Internet. No sistema NET.e-ephi, basta ligar seu computador para a conexão estar ativa. Os equipamentos são baseados no padrão IEEE 802.11b Wi-Fi de alta velocidade. Muito embora a maior parte das pessoas pensem o contrário, há regras para conexões wireless e mesmo nas faixas tidas como "livres" (900Mhz, 2,4Ghz e 5,8Ghz), é necessário homologação da ANATEL para seu uso.

O Wireless IP é uma conexão contínua e permanente, via transmissão de rádio freqüência.

A solução Wireless IP Dedicado provê um acesso bidirecional full-duplex de alta velocidade à Internet e entre filiais e matriz, sem a necessidade de utilização de linhas telefônicas ou linhas privadas (LP).

O sistema Wireless IP Dedicado suporta encriptação Wired Equivalente Privacy (WEP) com chave de até 128 bits. Todo o tráfego de rede passa por uma VPN (Virtual Private Network) utilizando o protocolo IPSec (IP Secure) com chave de 1024 bits, garantindo proteção à rede contra ataques externos.

O sistema é ligado através de uma antena e um transmissor, sem a necessidade de aquisição de nenhum tipo de equipamento, como roteadores ou cable modems.

A E-EPHI Comunicações mantém uma rede segura e homologada para que empresas e residências, pequenos e grandes possam usufruir cada vez mais de um melhor e mais seguro serviço sempre dentro das normas técnicas de operabilidade. Entre em contato conosco caso necessite de mais informações.